terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Iniciando um novo ano

Saudações, guerreiros da Luz.

Espero que tenham aproveitado bem as festividades de natal com suas famílias, e que este novo ano seja inundado pela luz, mesmo com todos os indícios de que o oposto é mais provável. Mas mesmo diante de situações difíceis (ou melhor, especialmente diante delas), sempre devemos manter acesas em nossos corações a chama da esperança e da virtude. Como já dizia o sábio mestre Tolkien, não há escuridão que persista indefinidamente.

Por conta da escassez de tempo, não tenho conseguido escrever e produzir muito, mas gostaria que esse espaço continuasse servindo para promover e relembrar a essência e bases fundamentais do RPG, especialmente D&D. No intuito de focar meus esforços naquilo que seja mais útil e produtivo, montei a enquete ao lado, para que possam opinar sobre o que seria mais interessante de ver aqui ao longo deste ano. Sintam-se também à vontade fazer sugestões nos comentários deste pergaminho.

Que os deuses da Luz estejam convosco.

3 comentários:

  1. Salve Senhor dos Ventos! Eu gosto bastante do conteúdo referente ao cenário, como histórico de personagens e aventuras. Mas acredito que o blog se torna mais apelativo para novos hobistas quando é intercalado com conteúdo sobre regras, principalmente as de D&D5.

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo que, assim como eu, você retornou mais uma vez. Eu pensei até que os ratos haviam te devorado assim como fizeram com o caolho! Mas não se preocupe, esse ano Elgalor cairá nas mãos de meus, que irão fazer a adaptação “verdadeira” do cenário da mesma forma que fizeram com “Anéis do Lacre”, “Roda de Sodoma” e, futuramente, Crônicas de Nárnia da “Merdflix”. Sabemos que como essa produtora respeita as obras e autores só vendo o que fizeram com o Witcher, não é? HAHAHAHAHAHA

    (Estou usando essas férias pra recarregar as energias e renovar o meu espírito. Mas devo dizer que no ano passado, a quantidade de casas enfeitadas pro natal e fogos de artifício da virada diminuíram bastante.

    Eu particularmente gosto mais de ver os contos de fantasia do cenário, sejam curtos ou longos. Os contos de fantasia, históricos de personagens, e recomendações de livros de clássicos (como Tolkien, Wells e Vance) já ajudam imensamente novatos a terem inspirações para criarem ideias para jogos. Além disso, convenhamos, “Crônicas de Elgalor” sem as crônicas é estranho, hahahahaha

    Quanto as regras, o melhor seria fazer elas para o 3.5 e o Old Dragon (1e e 2e), e não o D&D 5e, porque essa edição não tem nada de clássica nela. Sem falar que as referências que ela usa são coisas completamente degeneradas, como a Iggwilv sem “incompreendida”, as raças clássicas serem reduzidas a humanos com orelhas pontudas, demônios relativizados, apologia ao ateísmo militante e práticas “HDTV”, além de destruição de todo legado de D&D e o ato de reescreverem a história do jogo, pô estão até mesmo mudando e banindo palavras.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu retorno das trevas não me surpreende, demônio, mas saiba que por mais que seus servos derrubem as camadas do Abismo sobre nossas costas, os guerreiros da Luz jamais pararão. Assim como você, eu sempre voltarei.

      Elgalor jamais cairá nas mãos de seus cultistas hediondos. E esteja preparado, porque sua profanação das crônicas de Nárnia atrairá a fúria de muitos, e essa fúria não poderá ser contida por seus servos covardes e degenerados.

      (Faz bem em se recuperar um pouco, foi um ano difícil para todos que trabalham e buscam levar um pouco de senso e moral no mundo. Também notei com tristeza a redução de alegorias de natal e do próprio espírito que embasa essa bela tradição.

      Sobre o enfoque do blog, tanto você quanto o Sonhonauta apontam para um caminho focado mais em histórias, aventuras e personagens; coisas que realmente ajudam a "manter a chama viva" e fortalecem a ideia do que realmente é uma aventura de RPG. Trabalhar nisso seria o uso mais sábio de meu tempo, considerando aquilo que busco. Sistemas de regras eu realmente pretendo deixar em segundo plano, e quando trabalhar isso, minha prioridade será D&D 3.5 e Old Dragon. Apesar de ter elogiado D&D 5e em 2014 por conta das menções a Salvatore e personagens clássicos no Livro do Jogador, e pelo bom trabalho que fizeram com a série The Second Sundering, não reconheço mais o sistema como D&D. O que fizeram nos últimos 4 anos é imperdoável.

      Excluir